segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Paredão Oba-Oba

Atrapalhando a foto do Arthur!
Semana passada fomos acompanhar alguns amigos na sua primeira subida ao Pico das Agulhas Negras! Arthur, Breno e eu (batizados pela galera de cordada do ABC) aproveitamos para dar uma escaladinha no Paredão Oba-Oba!
Tenho poucas fotos (da câmera do Arthur), mas vou aproveitar o post para colocar uma descrição da via que o Igor Spanner nos passou e auxíliou muito na hora de mandá-la!

"A via é tranquila. Um crux de V na entrada, pois é uma aderência já muito gasta e muito lisa. Para não se detonar logo no início, vc pode mandar o lance em A0, fazendo um pequeno pêndulo para a direita na primeira chapa, até pegar numa boa oposição para a mão direita. Suba cerca de 2 metros em diagonal para a a esquerda e vc chegará na entrada de uma meia chaminé vertical de 3 ou 4 metros, com muitos apoios para pés e mãos. Em seguida vc sai da meia-chaminé em agarras (boas agarras) em diagonal para a direita, até chegar a um granpo P e uma chapa com argola, é a primeira parada (aconselho vc puxar o participante até esse ponto para evitar o arraste da corda). Aí vem o segundo crux da via, um III sup ou IV grau de agarrinhas para cima, uns 2 ou 3 metros. Vencido o lance vem outra parada (boa parada com platô maior - se não der muito arraste, faça a primeira parada nesse platô). Aí vc vai ver em diagonal para a esquerda uma meia canaleta. É só seguir por ela e, quando ela terminar, suba reto em vertical em agarras e vc chega ao último grampo da via. Pronto vc está quase do lado do final da via Pontão. É só puxar o participante e seguir para o cume. Pode ir tranquilo, as proteções são boas e próximas. Identifique a via da base. Vc consegue ver quase todas as chapas da base, que fica na garganta da via Pontão."
Igor Spanner
Galera, muito obrigado por mais um momento perfeito!
Veja também: Itatiaia
Bons ventos!
Careli

Um comentário: