quinta-feira, 23 de maio de 2013

Kit Aba: Capacete, mantenha essa idéia na cabeça!



Na minha humilde opinião, um bom kit aba básico é composto por: sapatilha + bouldrier + capacete + solteira (uma fita ou substituto e um mosquetão) + um mosquetão + um freio + dois cordeletes. Com esse mínimo de equipamentos você consegue ser levado por qualquer um e dar uma seg bacana! rs

No artigo Kit Aba: Bauldrier e Sapatilha, eu falei um pouco destes dois itens e o porquê deveriam ser os primeiros a ser comprados. Em relação à solteira, falei um pouco no Fita Tubular x Solteira Dinâmica, mas ainda vou falar um pouco mais deste quesito em um artigo futuro.

Então, vou falar um pouco de um ítem polêmico: o capacete de escalada.

Ele é projetado para manter a sua parte mais importante (a carteira... não, a cabeça) intacta, porém não é muito utilizado por diversos escaladores, principalmente em esportivas. Acho que o uso é de escolha de cada um. Eu, por exemplo, quando estou em falésias com vias esportivas que conheço e sei que não há perigo de queda de pedras ou outros objetos, não uso. Já em paredes, conquistas, manutenções ou locais desconhecidos, ou que possa levar uma queda significativa, adotei o uso constante.

Nós temos no mercado dois tipos de capacetes:

Capacete de suspensão: Com uma camada externa em plástico ou outro material resistente, por dentro tem uma teia de fitas duras ou tiras que se ajustam a cabeça, como um capacete de construção. São muito duráveis e baratos, mas são mais caros e pesados;


Capacete de espuma: Geralmente de poliestireno ou polipropileno coberto por uma fina camada mais resistente, como os capacetes de bicicleta. Neste caso, dependendo do impacto, perde-se o capacete. São mais populares, mais leves, porém mais caros e menos duráveis.


Se você tem uma grana sobrando, dê preferência ao segundo tipo. Os fatores peso e conforto são essenciais. Para quem escala aqui no Rio ou em outras cidades quentes, quanto mais ventilado for o capecete, melhor. Por último, veja se ele tem o local para clipar a headlamp.


Após isso, verifique se o modelo que você escolheu se adapta bem a você. Como ver isso: colocando o capacete. Para mulheres há capacetes com a parte de trás mais alta, para passar o rabo de cavalo. Verifique se o capacete não está muito largo (faça o movimento de não com a cabeça rápido e veja se ele não balança) ou largo demais (pressão na cabeça ou no queixo). Certificação UIAA e CE também são sempre bem vindas!


Agora é só pagar, a parte mais complexa de todo o processo!

Bons ventos!


Fotos: Promocionais dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário