terça-feira, 14 de maio de 2013

Manutenção e Vias Novas na Falésia do Bodinho - Boca do Rego - Resende


Escalar é bom, mais tem seu preço. Para termos points bacanas, vias interessantes e em condições, alguém tem que abrí-las e mantê-las.
Então, este fim de semana, Dime, Najla, Evandro, Rico e Eu fomos para Falésia do Bodinho, na Boca do Rego, em Resende, ralar um pouco. 


A Falésia do Bodinho é um excelente campo escola para quem está começando a guiar mais forte. A parede de baixo tem várias sextos e um quarto. Vias curtas, de mais ou menos 15 metros, excelente para exercitar um pouco. Ela só tem dois inconvenientes: o morro que você precisa subir para chegar lá e a falta de sombra. Chegue cedo ou vá no fim da tarde, ou aproveite os dias nublados para escalar por lá.

Fomos com a intenção principal de duplicar as paradas da falésia e limpar a base a as vias que estivessem muito sujas. Começamos bem cedo, ainda com bastante neblina, duplicando todas as paradas das vias entre a Petit Gateau e a Batata D´água. Primeira dificuldade do dia: escalar com muito peso. A mochila jogava para trás o tempo todo, aumentando uns dois graus as vias! rs Construímos um corrimão de corda e fomos fazendo travessias de via em via para facilitar o trabalho.

Terminada esta parte, o Dime partiu para limpeza da via Batata D´água, que fica em um ponto que escorre água na parede, mas tem uma virada de teto muito bacana. Limpou a via toda e ainda trocou algumas proteções. Dá-lhe escova de aço e paciência. Os demais foram equipar uma via no canto esquerdo da parede, a Páaara Bolt, um V com um trabalho bem bacana de pés. Para quem for lá, é atualmente a última via da parede no lado direito.

Deu a hora do Rico partir, afinal alguém tem que trabalhar nesta vida, e continuamos o trampo. A Najla fez o First Ascent da Páaara Bolt e o Dime visualizou uma linha entre a Batata D´água e a via nova e começou a guerra contra o Elvis, com direito a vaca do cliff. Coloca o clif, testa, confia, fura, sopra,  treme, coloca o bolt, treme, bate o bolt, chapa, rosqueia, costura e ufa. Assim nasceu a via  "A 1ª vez a gente nunca esquece!", faltando apenas a parada final desta, grau ainda a confirmar.

As baterias das furadeiras foram acabando, as nossas baterias foram acabando, a nossa água foi acabando e o ribeirão começou a chamar, assim fomos embora, todos mais morenos, mais desidratados, mas com um sorrisão no rosto, com a certeza do dever cumprido. Em breve voltaremos para terminar o serviço e aproveitar as vias novas.

Fotos de Dime, Rico e minhas.

Bons ventos a todos!

 Chega cedo que ainda vai rolar muito trampo!

 E começa a duplicação das paradas!

 Fura!

 Sopra!

Bate o Grampo!

 E mais um grampo!

 E mais um grampo...

 Najla, traficante da montanha!


 Superlotação no corrimão! Evandro dançando La Bamba!

 Agora a coisa ficou séria! Confia no cliff!

 Dime conquistando a via "A 1ª vez a gente nunca esquece!". Falta só a parada!


 Galera mais morena e desidratada no fim do dia! (Exceto o Rico, o único não vagabundo que teve que ir embora mais cedo para trabalhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário