quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Lesões - Lições Aprendidas

No espaço de dois anos eu tive simplesmente quatro lesões (Isso deve ser um record!) que me fizeram parara de escalar por algum tempo. O que vi é que a maioria das lesões foram, de certa forma, culpa minha. Excesso de escalada, treino errado, falta de conhecimento, falta de descanso, entre outros itens. Muito pouco foi obra do destino. Segue neste artigo um resumo, do que aprendi com cada lesão.
Alerta: Coloquei neste artigo os tratamentos que funcionaram para mim, mas de forma nenhuma isto é uma indicação do que deve ser feito ou não. Procure profissionais da área para avaliar o seu caso.

1 – Dor e Restrição do Movimento do Ombro Direito
Tempo parado total: 8 meses.
Motivo: Desequilíbrio Muscular e Excesso de Treino
Histórico: Meu ombro foi quase um caso do CSI: Primeiro foi identificado tendinose do supra-espinhoso, o que me levou para a fisioterapia. Fui para uma clínica que não vou citar o nome, mas que é famosa aqui no Rio. Esta trata as pessoas quase num esquema de linha de montagem. Resultado: Nenhum. A dor foi aumentando e gastei dinheiro com um tal de tratamento por ondes de choque e nada.
Fui a um segundo profissional xing-ling que me disse tratar-se de bursite e recomendou uma infiltração. Infiltração feita, a dor passou, voltei a escalar e fui pro Cipó. Um mês depois a dor voltou muito mais forte e acompanhada de restrição do movimento. Era ruim até para dirigir.
Depois de gastar dinheiro e tempo procurei um médico especializado que me diagnosticou corretamente: Rompimento Parcial do Manguito Rotador. Após muita fisioterapia com profissionais descentes e que entendem de lesão esportiva (E que infelizmente não aceitam a mixaria que os planos de saúde pagam, mas recomendo fortemente. Se quiserem indicações, me mandem e-mails!) hoje estou totalmente recuperado. Além da recuperação do tendão, foi feito trabalho de fortalecimento da musculatura opositora e reeducação postural.


Como já escalava há alguns anos e o período logo antes da lesão foi o que eu mais treinei, houve um fortalecimento dos músculos diretamente ligado à escalada (dorsais, bíceps, “antebraço”), porém eu não executava qualquer exercício para compensar a musculatura opositora. Este desequilíbrio junto com o excesso de treino e falta de descanso foram os fatores apontados como causadores da lesão que quase me deixou louco por não poder escalar! Fora os 10 kg ganhos. Pelo menos a vida social melhorou nesta época!
Tratamento: Fisioterapia, descanso, paciência, alongamento, reeducação postural e fortalecimento da musculatura posterior.
Lições aprendidas: Evitar overtraining (escalava 5, 6 dias por semana), não insistir na escalada quando desconfia de uma lesão (eu já sentia dores antes, porém insisti escalando achando que só o gelinho após a escalada safava), passei a fazer exercício para musculatura opositora.

2 – Dor no Dedo Médio da Mão Esquerda
Tempo Parado: Não sei exatamente, faltei vários treinos porque a dor ia e voltava.
Motivo: Provável Excesso de Treino


Histórico: Com o tempo passei a sentir muito dor no dedo médio da mão esquerda e certa restrição da movimentação deste dedo.  Novamente tentei o tratamento com gelo em paralelo com o treino e nada. Lição aprendida da outra lesão: tem hora que temos que parar.
Fui a um bom médico direto desta vez que constatou o rompimento da polia. Diagnóstico feito, segui com o devido tratamento e descanso. Não houve maiores problemas e voltei a treinar em pouco tempo, no começo evitando os regletes.
Tratamento: Pomada, Gelo, Descanso, Massagem.
Lições aprendidas: Saber que temos que parar às vezes. Alguns treinos a menos no começo da lesão podem evitar meses parado.

3 – Torsão do Tornozelo
Tempo parado: 3 semanas.
Motivo: Vaca. A queda na escalada, não o animal.
Histórico: Tomei uma vaca na final de uma via batendo com o pé na parede, o que resultou na torção do tornozelo. Fui ao médico, radiografei e não houve fratura.
Recuperação rápida, mas ainda não consegui entrar na via que cai, mesmo fazendo vias mais difíceis.
Tratamento: Descanso, gelo, paciência e pomadas.
Lições aprendidas: Esta eu ouvi de um amigo: “Às vezes a lesão é culpa do destino, sábio Padawan.”. A cabeça é muito mais forte do que a gente imagina na escalada, eu simplesmente não consigo entrar naquela via novamente, mesmo já tendo tomado vacas maiores em outras vias. Mas isso é um desafio a ser superado em breve.

4 – Dor na Mão Esquerda
Motivo: Insistir em Treinar e o Computador.
Tempo parado: 1,5 semanas.
Histórico: Fui para São Tomé escalar vias negativas com agarrões. No último dia de escalada senti uma “puxada” na mão.
Quando voltei para o Rio, fui treinar e senti a mão doendo de novo. Forcei uma terceira vez no treino mesmo com a dor. Na semana seguinte a dor era constante.
Mais uma passada no médico (eles podiam ter um programa de milhagem) e este identificou que o real motivo da dor era um princípio de tendinite devido ao excesso de uso do teclado, porém ao forçar nos treino eu agravei um pouco a lesão. Uma semana sem treinar, porém o principal foi diminuir o uso do computador (entendeu o porquê do blog estar às moscas?)
Tratamento: Gelo, diminuir a atividade geradora da lesão.
Lições aprendidas: O ser humano não aprende com os próprios erros (rs) e o excesso de outras atividades também pode atrapalhar a sua escalada.

Já estou de volta aos treinos, escaladas e aqui no blog e espero ter passado da cota de lesões para os próximos anos! Rs
Se cuidem, boas escaladas e bons ventos!

4 comentários:

  1. Cara vc realmente bateu o record. Tb tenho uma lesão dolorosa no ombro esquerdo (parte anterior). Porém não cosigo encontrar um profissional descente. Manda o contato desse seu. Meu e-mail: carlsonpaixao@ibest.com.br. Grato.

    ResponderExcluir
  2. É, em todos os médicos que eu fui: 1 - a escalada é muito lesiva e é melhor eu parar de escalar, 2 - É muito stress pro meu tendao, melhor só escalar vias fáceis 3 - Pq vc não dá a volta e sobe pela escada? 4 - Se não melhorar vai ter que operar!
    Aí eu desencanei de ir no médico...
    Vou esperar um tempo mas ja estou sentindo uma certa diferença no meu climb... Daqui umas semaninhas te falo!
    Abs
    Gj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show!!!!!
      Eu n to 100%, mas ta indo bem! treinos e escaladas em dia! O problema atual é o escalador mesmo! uhahuahuahua

      Excluir