Depois de falarmos sobre capacetes, bouldrier e sapatilha e um pouco sobre solteiras estáticas e dinâmicas, chegamos ao penúltimo post do nosso kit aba. Para o seu guia ficar feliz (ninguém gosta de emprestar equipamento! rs), chegou a hora de comprar seus mosquetões e o seu primeiro freio.
Isso não é um mosquetão, é só um mosquete grande. Fonte: Wikipédia
MOSQUETÃO
No kit aba básico, precisamos de uns três mosquetões: um para solteira, um para o freio e um para usos gerais, como para prender o cordelete com o nó autoblocante no rapel.
Existem basicamente três tipos de mosquetões para escalada: Oval, D e Pera. Os demais mosquetões são variações destes três:
Na ordem: Mosquetão Oval, D e Pera.
Os mosquetões tipo D são os mais comuns no mercado. Basicamente são utilizados para montar paradas e para SOLTEIRA! Os tipo Pera são utilizados como mosquetão mestre das paradas e para ser o mosquetão utilizado com o FREIO. Seu lado maior permite a boa manuseabilidade do freio e uma área suficiente para montagem do nó UIAA O mosquetão oval é bastante utilizado para carregar equipamentos móveis e de conquista ou como mosquetão reserva, pois pode ser utilizado na função dos dois já citados.
Então, para o nosso Kit Aba, o ideal seria um mosquetão de cada, ou dois D e um Pera. Um D para solteira, um Pêra para o freio e um D ou Oval para as demais funções. Mas se você não for um mão de vaca completo, pode comprar mais de três, pois mosquetão nunca é demais.
Continuando: Para estas funções você sempre deve comprar mosquetões com trava. Mosquetões sem travas são para costuras. Há basicamente dois tipos de trava: A mais comum e utilizada é a trava de rosca, como nas três fotos acima. (Rosqueando para um lado, está travado, para o outro, destravado.) No entanto hoje há mosquetões de trava automática no mercado. No começo eles podem ser difíceis de manusear, mas com prática isso é resolvido. Eles fornecem uma maior segurança, pois com certeza seu mosquetão estará travado.
Trava automática.
Quanto ao material, prefira os mosquetões de Duralumínio. São mais leves e os mais utilizados na escalada. Mosquetões de aço são muito pesados e os de Zicral são mais utilizados para espeleologia.
Por último, eu prefiro utilizar mosquetão sem dente, pois o dente (ou nariz do mosquetão) veio direto do inferno para nos atazanar e grudar em toda e qualquer coisa que apareça pelo caminho dele. Quando você precisar costurar rapidamente, ele vai agarrar. Quando você for tirar o mosquetão da mochila, ele vai agarrar. Quando você for impressionar o gatinha com o seu equipo novo, ele vai agarrar! E não esqueçam da certificação UIAA.
Mosquetão sem e com dente.
Fonte: Imagens dos mosquetões promocionais dos produtos.
MEU PRIMEIRO FREIO
Fonte: http://www.lacampera.com.br/detalheNoticia.aspx?not=5
O assunto freios é muito extenso. Muuuuuuuito extenso, então irei dar uma resumida. Hoje no mercado os mais comuns são três tipos: oito, tubos e automáticos.
Freito tipo oito, tubo e automático.
Quando começamos a escalar ainda não sabemo que tipo de escalada vamos preferir: paredes, esportivas, boulder (vai jogar todo seu equipo no lixo) ou largar esta m... de esporte que me faz acordar cedo, só me leva pra lugar longe e acaba com a minha vida. Exatamente por isso, se for para recomendar um primeiro freio, prefiro os freios tipo tubo pela versatildade. Mas vamos falar um pouco mais sobre isto.
O oito já foi o freio mais utilizado aqui no Brasil. Ele é barato e muito comum para quem faz rapel. Porém o poder de frenagem dele é menor que o tipo tubo e o funcionamento muito parecido. Se temos um produto similar e melhor, porque utilizar o antigo? No entanto, a escolha é de cada um.
Os freios automáticos ou estáticos (como o GriGri e o SUM) são cada vez mais utilizados, principalmente na escalada esportiva. Então por que não comprá-lo logo? Primeiro, estes freios são mais caros (e eu sei que você está ferrado de grana!); Segundo, estes freios estão sendo desaconselhados para escalada em móvel e muita gente prefere o ATC em escaladas de parede; (novamente é preferência de cada um, você ainda não conhece a sua!) Terceiro e último problema: o rapel. Estes freios só permitem rapel em corda única, ou seja, se você só tiver um destes, vai ter que chamar os bombeiros ou utilizar o UIAA.
Por estes motivos, prefira um freio tipo tubo, popularmente conhecido como ATC. Se tiver uma grana sobrando, compre os freios que podem ser utilizados como autoblocantes pelo guia, como o ATC Guide e o Reverso da Petzl.
ATC Guide e Petzl Reverso
Fonte: Imagens dos freios promocionais dos produtos.
É isso aí galera, nas próximas semanas virá o último capítulo da série Kit Aba. Espero ter ajudado em alguma coisa! Rs
E não esqueçam do nosso MURAL!
Bons ventos!
O Nariz do mosquetão veio direto do inferno pra nos atasanar é muito verdade! kkkkkk Se bem que ele é tão chato que uma vez um amigo deixou um atc cair quando pegou o mosquetão que fica com o ATC na cadeirinha pra usar, e o mardito nariz segurou até o atc... pode? hehehe
ResponderExcluirGenja
Cara, o dente do mosquetão conseguiu rasgar minha mochila! ahauhahuauhahuahuhauha Veio direto lá de baixo com bônus para agarrar! hahuauhahuauha
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