sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A Sua Via é Boba, Feia e Chata!

João odiava Teresa que odiava Raimundo que odiava Maria que odiava Joaquim que odiava Lili que não gostava de ninguém. Isso porque João fazia boulder, Teresa esportiva, Raimundo tradicional. Joaquim gostava de caminhar, Maria de gelo. Joaquim curtia vias expostas e Lili vias bem protegidas.


Nem sempre nós sabemos a diferença entre o que não gostamos e o que não é bom. Exemplo simples são filmes: Quantas vezes você não chamou um filme que VOCÊ não gostou de ruim? Já disseram uma vez: O chato é a pessoa com gostos diferentes do seu! (Mas isso não funciona para todo mundo, há chatos primordiais!)
Somos muito intolerantes e acho que com o advento da internet isto tem piorado. Se eu gosto de V de parede com extensão média e exposição baixa, por que não pode existir um sétimo longo com alta exposição? "Isto está errado! O grau não é compatível com a região! Como os novatos farão? Ela está muito exposta!" Só esqueci um detalhe: Eu não tenho obrigação nenhuma de entrar nesta via. Desde que estejamos dentro da ética do montanhismo, temos PREDA pra todo mundo! O que não falta no Brasil é montanha. Dá pra abrir desde 0,5 E20 até XV E0,5!!!
As diferenças se acentuam mais e mais quando mudamos de modalidade: "A galera da parede só sabe brincar, não consegue encarar um 9! Fracos! E o pessoal da esportiva, afasta 50 cm a proteção que o cara congela! E aquela galera que faz boulder, isto nem é escalada, mal sai do chão!" Quero deixar bem claro que toda sacanagem é válida, não estou criticando quem brinca afinal temos que rir de nós mesmos,  porém muita gente realmente pensa assim!!!
Ontem ouvi que no Rio de Janeiro tem mais ou menos 500 escaladores! Poxa, é muita gente. Não é não! A população do Rio é de mais ou menos 6 milhões de pessoas. Somos 0,01%! Como queremos que o esporte cresça se mal nos entendemos entre nós mesmos? E até agora estou falando só de escaladores, pois o termo montanhista é muito mais amplo! 
Se nos preocuparmos mais em aproveitar o dia, curtir uma trip, fazer amizades, conhecer, criar, crescer, viver o momento e menos com o equipamento do coleguinha, aquela via boba que ele abriu, a região na qual ele nasceu, tenho certeza que seremos montanhistas melhores.
No meio do caminho tinha uma pedra, vamos parar de brigar e escalá-la!

Bons ventos!

Leia também: Crônica, Lendas, Lições

Um comentário:

  1. Tenho sorte de na minha cidade(Nova Friburgo-RJ) a galera é mais junta, não fica rolando essas briguinhas hahaha Parabéns aí pela postagem!

    ResponderExcluir