quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Costuras

Vamos falar um pouco sobre corte e costuras?


Agora que você já tem o seu kit aba, vamos começar a engrossar o equipo?
“Eba, e o que eu compro?”.
Bem recomendo um bom jogo de costuras!
“Por que não a corda primeiro?”
Por que é caro e você não tem dinheiro!

Acho que a primeira coisa que você deve ter em mente ao comprar costuras é qual é o seu objetivo: parede ou esportiva? (Se for boulder, você está no artigo errado!)
Se o seu conjunto de costuras for para escalada esportiva, dez ou doze curtas servem bem. Muita gente compra aqueles jogos de 10 ou 11 cm, eu pessoalmente prefiro as um pouco maiores, uns 15 ou 20 cm.



Se o seu objetivo é parede, dê preferência a costuras mais longas. Costumo usar 8 de 30 cm, 4 curtas e levo fitas de 60 e 80 cm. As curtas utilizo como costura guia, para fazer uma redundância na parada ou para alongá-las com as fitas sobressalentes para diminuir o arraste da corda.

Quanto ao material, compre o mais leve possível. Mosquetões com gatilho de arame, fitas de dyneema. Desde que sejam testados e certificados pela UIAA e/ou CEE, quanto menos peso, melhor. (Perca este "lastro" que você carrega e veja sua escalada evoluir! rs)



 Quanto a utilizar os mosquetões invertidos ou para o mesmo lado, por questões de segurança adotei o segundo. Não é fácil, mas existe a real possibilidade da costura sacar sozinha quando os mosquetões estão invertidos. (Sacou?)





Fonte: http://pempem.blog.uol.com.br/arch2006-10-15_2006-10-21.html

Algumas dicas:

- Sempre verifique se os seus mosquetões estão agarrando. Limpe arreia ou terra após a escalada. Quando a sujeira for muita, lave os mosquetões com detergente e após lubrifique-os. Algumas pessoas usam pó de grafite, mas eu prefiro lubrificante a base de teflon usado para corrente de bicicleta;

- Abandone suas fitas após 4 ou 5 anos, ou quando a parte que está entorno do mosquetão estiver mole;

- Evite o string quando utilizar fitas que não são próprias para a costura. Isto pode causar acidentes;


 String!!!

 
- Se for comprar costuras usadas, procure saber o histórico delas. Se forem usadas muito intensamente (muitas quedas) ou por mais de 5 anos, evite comprá-las; (Deixe de ser mão de vaca!);

 - Treine muito costurar. Pendure a costura em casa e treine várias vezes, em várias posições. Quanto menos energia você gastar nesta hora, melhor. Aprenda bem a técnica de guiada para escalar em segurança. Resumidamente: a corda deve vir da pedra para você e o gatilho do mosquetão deve estar para o lado oposto ao qual você está escalando:

Fonte:http://www.agarras.com/pagina07.html

 - Como reduzir o tamanho de suas costuras:

 Fonte: http://www.escaladanoceara.com.br/artigos/27.php
- Escale!!!
Bons ventos! 


2 comentários: