quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Entrevista com Igor Spanner Sobre o Guia da Região de Itatiaia



Quando fiz o CBM em 2008 tive o prazer de ter aulas e depois continuar escalando com uma dupla que respira montanhismo: Júlio e Igor Spanner. Algumas coisas nestes dois me marcaram muito: a amizade entre pai e filho, o amor pela montanha, o estilo arrojado de escalar, o companheirismo com os demais colegas de escalada e o constante incentivo dos demais! ("Vai que dá!" é uma frase que me marcou muito! rs)
E recentemente eles nos agraciaram com a primeira edição do Guia da Região de Itatiaia - Escalada e Montanhismo.
O Igor, gentilmente cedeu uma entrevista (a idéia era ser uma mini  entrevista, mas acho que nos empolgamos! rs) falando um pouco sobre como foi fazer o Guia e sobre Itatiaia, este Paraíso de Pedras!

- Como surgiu a ideia de fazer o guia?

Igor - Acredito que a idéia do Guia surgiu da junção de diversos fatores. Inicialmente, em praticamente todas as regiões montanhosas do país, há bons guias de escalada e, em Itatiaia, havia uma carência muito grande de informações sobre as montanhas e vias. Isso fazia com que pessoas evitassem acessar o PNI e as montanhas de nossa região, uma vez que o montanhismo é um esporte de risco, e a falta de informações pode causar situações perigosas em áreas montanhosas como Itatiaia. Antigamente, o Parque e suas montanhas eram muito frequentados, mas, com a falta de informações e até a falta de estruturas, a visitação foi caindo. Quando resolvemos lançar o Guia, nossa intenção maior foi a de fornecer informações preciosas a visitantes e montanhistas, possibilitando a todos acessar as montanhas e vias de escalada com maior segurança e detalhamento de acessos, vias e curiosidades. E já temos visto a visitação de locais "esquecidos" em Itatiaia ocorrer novamente, o que é muito legal.
Outro fator determinante é o fato de o Guia de Escaladas servir como um registro histórico das vias de escalada e montanhismo da região, fazendo com que a história de mais de 100 anos de montanhismo seja preservada. Com o crescimento do esporte e maior divulgação na mídia, antigas conquistas de vias de escalada estavam sendo "apagadas" pelo pessoal mais novo no esporte aqui na região, principalmente pela falta desse registro. Por exemplo, estavam sendo conquistadas novas vias de escalada em cima ou na mesma linha de vias que já existiam há mais de 40 anos, o que é totalmente contrário à ética que rege o montanhismo de forma internacional. Além disso, são poucas as pessoas que conhecem profundamente a região como meu pai e eu conhecemos. Meu pai, hoje com 63 anos, é uma "memória viva" do montanhismo em Itatiaia. Esse Guia é a nossa pequena contribuição para o montanhismo brasileiro e para nossa região.

(Observação do blog: Seu Júlio Spanner com 63 anos tem mais fôlego que eu e você juntos!)



 Pedra do Altar - Filipe Careli

- Quem conhece vocês, sabem que passaram os últimos anos tentando repetir todas as vias possíveis de Itatiaia. Conseguiram?

Verdade, foram quase 3 anos tentando repetir todas as vias. Bem, acho que repetimos 95% das vias da região. Faltaram algumas poucas que estavam acima de nossa capacidade e não conseguimos repetir totalmente. Como exemplo, podemos citar a via Mãe Natureza, na Pedra do Registro, e a via Os Três Patetas, na Pedra Selada, as duas vias mais difíceis e complexas na região, que não conseguimos repetir integralmente. 

- O que tem de melhor na região para escalada e montanhismo?

Itatiaia é uma região de beleza singular. São mais de 30 grandes formações rochosas e milhões de rochas menores espalhadas por uma grande serra. Itatiaia possui 383 vias de escalada e montanhismo de todos os tipos, graus de dificuldade, gostos e estilos. O destaque fica por conta do Pico das Agulhas Negras, o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e 5º ponto mais alto do país. As primeiras atividades de montanhismo no local se deram em 1858. Há também outras formações rochosas principais como o famoso Morro do Couto, as Prateleiras, o Morro do Altar, a Asa de Hermes, a Pedra Selada, a Pedra do Picú, a Pedra do Camelo e a Pedra do Registro. Além da escalada e do montanhismo, há belas e clássicas travessias (caminhadas) na região, como a Travessia da Serra Fina, a Travessia Rebouças-Mauá e a Travessia Rui Braga.
 
Agulhas Negras - Filipe Careli

- O que é mais difícil: Seu Julio escalar sem a touca ou mapear vias como a Longitudinal das Agulhas Negras?

Essa é uma pergunta difícil! Mapear e colocar em forma de croqui uma via complicada como a Travessia Longitudinal das Agulhas Negras é uma tarefa difícil. Mas o meu pai (Seu Júlio) escalar sem a touca é algo que pode até alterar as forças magnéticas das rochas do Planalto. E o pior é que nem o reconheceremos se ele for escalar sem aquela touca, que é mais velha do que eu. Ela já possui mais de 30 anos!

- Já pensaram em fazer a próxima edição do guia em 3D? rs

Nós já pensamos sim. Já imaginamos fazer um guia como aqueles livros infantis que vc abre, e uma estrutura em 3D formada por dobraduras se abre e forma coisas e bichos. Lembro muito de um livro que vi com uma criança no qual, no meio do livro, um castelo era montado quando você o abria. Imagina fazer isso para as Agulhas Negras... Que show!

Prateleiras - Filipe Careli

 - É verdade que as cavernas que passam por baixo das prateleiras estendem-se até em Machu Picchu?

Bem, existe uma lenda de que essas cavernas estariam interligadas com a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, e que levariam a Machu Picchu e a uma terra onde habitam duendes e fadas (todos escaladores e escaladoras). Meu pai alega que até já tomou umas pingas com esses duendes em uma oportunidade.

- Quais os próximos projetos?

No momento, estamos trabalhando no site do Guia, contendo atualizações e muitas informações sobre o Guia e o montanhismo na região. Mas temos projetos de ainda resgatar algumas antigas vias e montanhas acessadas na região que, infelizmente, não puderam ser incluídas na primeira edição. E, é claro, já estamos trabalhando na segunda edição também.

- Quer deixar algum recado final?

Esperamos que mais pessoas comecem a se aventurar por nossas belas montanhas de Itatiaia, conhecendo novos lugares, redescobrindo antigas e clássicas vias de escalada e curtindo muito a natureza praticando montanhismo. Esperamos que todos peguem o Guia, "metam a cara" e aproveitem, pois nossa região é muito privilegiada! Saudações a todos! 

(Observação do blog: metam a cara na escalada, não no guia, pode doer!)

Quem quiser adquirir o Guia, entre em contato com:


Júlio Spanner e Igor Spanner

 Bons ventos!



Um comentário:

  1. Show, Grande Careli! Valeu pela oportunidade e divulgação! Esperamos nos encontrar em breve em nossas belas montanhas de Itatiaia! Abração. Igor

    ResponderExcluir