quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pedra Bonita - Escalando a Lionel Terray

A Pedra Bonita faz jus ao nome. Escalar com o visual do Litoral Carioca e da Gávea não é para qualquer montanha.

 Visual da base da via

Meio que de surpresa eu, meu padrinho de pedra e de casamento Dime e meu primo Gustavo, que está começando sua vida vertical, fomos encarar a Lionel Terray - 3º IV E2 D2 (A1 VIIc) - 180 m, via que, como disse meu amigo Guilherme, tem uma carinha de alta montanha. Ela tem diedros, aderências, artificiais e caminhadas no meio da montanha, sendo um clássico do Rio.
Pegamos a trilha que sai da rampa de voo livre e caminhamos até a beirada de um caminho de água. Eu estou acostumado a sempre ir de sandália para todas as vias, mas como esta caminhada é mais longa, peguei um tênis velho. Resultado: Vaca! As pedras do lado do riacho são bem escorregadias, mas o tombo só rendeu risadas até a base. "Agora que já vaquei, posso ir tranquilo que na via não vaco mais!!!".
Foi bacana que no caminho encontramos um membro de um grupo que estava na frente ajudando um senhor que estava perdido e passou a noite na mata. Muito bom ver a solidariedade que geralmente é marca da galera da escalada.
Continuamos caminhando, encontramos um membro do grupo quase no trepa-pedra. Avisamos que encontramos o rapaz retornando até a rampa e começamos a subir. Como eles eram cinco, decidiram que ia subir em uma corada de 3 e o outro membro esperaria o rapaz (desculpem, não lembro os nomes) voltar. A trilha a partir daí é um trepa-mato bem íngreme até a base. Chegamos lá e esperamos o outro grupo entrar na via enquanto descansávamos. Os dois que ficaram para trás chegaram e cedemos a vez, afinal eles chegaram antes.
E então começa a via. Estávamos pesados, mesmo levando só o essencial: kit guia feliz + móveis + estribos + bastante água. O peso dá uma dificultada, mas o primeiro diedro é bem tranquilo e bacana. Guiei até a primeira parada e puxei os outros dois. 


Vista da P1

Fizemos a caminhada para esquerda e guiei até a árvore, um lance antes da P2. Até aí tudo tranquilo, mas o artificial estava chegando. A idéia era guiar até a parada dupla logo antes dos artificiais e dali o Dime assumia, mas o cansaço + o cagaço pegaram. 

 Logo depois da primeira caminhada, com o Imperador tímido

 Mais um lance de escalada, agora puxa a galera!

Gustavo chegando na cam... parada

 Dime também

 Platô, doce platô!

Logo antes da parada, os friends estavam dando uma mão amiga. Eu fui pegar uma costura e perdi o pé, achei que tinha encaixado a costura no rack mas... fiuuuuuuuuuuuu, caiu! Ficou presa em uma árvore. Esta parte eu tinha que ter filmado, pois o Dime efetuou uma verdadeira pescaria e salvou a costurinha!!! Puxei o Gustavo e o Dime até ali. E o Imperador só olhando. Nesta hora vi uma cordada vindo lá embaixo na trilha.
Não estamos acostumados  a fazer artificial, mas utilizando fé, grampo, fitas laçadoras, muita força de vontade e passadas na aderência (se o seu psicológico é fraco, Dime, o meu apanha de café forte! rs) passamos os lances, não sem atrasar o Renatão que vinha acompanhado do Claudionor Cavalcante e rapidinho alcançou a gente. Deixei eles de castigo no platô pela nossa demora! rs.

Dime batendo papo com o Imperador!!!

Gustavo no penúltimo esticão e o sol rachando!!!

E acaba a bateria da câmera. A partir de agora, fotos do celular!!!

 Imperador espiando!

Daí pra frente foi mais tranquilo! (Para mim, afinal o Dime que estava guiando! rs). Mais uma caminhada, escaladinha e no final um lance de aderência. Seg de corpo para lembrar os velhos tempos. No final, um visual  irado. Valeu a pena o sol, (que nos pegou no meio da parede por volta das 11:00h) o suor, a adrena. Escalar uma via como essa com amigos numa vibe muito boa e muitas risadas não tem preço.






Bons ventos!

Leia também: Baú, Cabeça do Dragão, Picú

Nenhum comentário:

Postar um comentário