terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dicas de Fotografia Para Não Fotógrafos 3,5 - Pocket

Bem, hoje era para o post falar sobre Abertura do Diafragma, mas como este não ficou pronto (quero tirar umas fotos ainda) fiz um pocket com as dicas que viriam no final e mais algumas coisas:


 Evitando Olhos Vermelhos 

Fonte: http://focusfoto.com.br/olhos-vermelhos-em-fotografia/

Quando estamos em um local mal iluminado a pupila dilata e, neste caso, se a luz do flash reflete diretamente nos olhos vemos o reflexo da retina, os famosos olhos vermelhos. (Se eles estão vermelhos em local bem iluminado o problema é outro!rs) Então, para eliminá-los você pode seguir o passo-a-passo:

0 – Verifique se os olhos vermelhos não são resultado de possessão ou utilização de entorpecentes; 
1 – Se possível, aumente a iluminação do local a fim de contrair a pupila e evitar o reflexo; 
2 – Outra opção é alterar o ângulo entre a pessoa e a luz. Peça para pessoa virar um pouco de lado ou, se o seu flash é externo, afaste-o da lente e aponte-o para outra direção, como uma parede lateral ou no teto. Mudar a direção das luzes do local também pode funcionar; 
3 – Aproxime-se da pessoa a fim de modificar o ângulo entre os seus olhos, o flash e a lente, dependendo da situação é o bastante para evitar os olhos vermelhos. 

Algumas câmeras possuem modos para evitar olhos vermelhos, mas eles nem sempre funcionam como prometido. 
Isto também vale para reflexos na foto. Basta mudar um pouco o ângulo que você está do objeto para evitar as luzes indesejadas. Não funciona para aparições.


Saia da Fórmula 


Essa dica é simples e está dentro de algumas outras coisas que já falamos. Saia da mesmice. 
Exemplo: Descentralize a pessoa, utilizando o cenário ou o fundo para compor a foto. Lembra da regra dos terços? Coloque o fotografado na linha do jogo da velha e os seus olhos (sim, os olhos são a janela da alma, então eles devem ser o ponto principal da foto) em um dos encontros das linhas. 
Tire fotos espontâneas (reais, não aquelas forçadas) das pessoas em um passeio ou uma escalada. Afaste-se um pouco do grupo e tire fotos dos momentos como eles são. 
Tire fotos com movimento das pessoa escalando, caminhando ou fazendo outras atividades. Utilize baixas velocidades da câmera, o resultado também é muito bom.


Limpeza da Lente 

Quando a lente esta suja, empoeirada ou com aquela digital do seu dedão o que você faz? Limpa na camisa! Não faça isso, a quantidade de gordura na sua camisa é imensa. 
O melhor é ter um conjunto de limpeza contendo um pincel, bombinha de ar e um paninho específico de pele de veado (hummmmmm) ou microfibra. Mas na falta do kit limpeza utilize papel higiênico ou papel toalha.
Nunca guarde a sua câmera com areia ou umidade. Coloque um daqueles pacotinhos de sílica que vem em eletrônicos na capa da sua câmera para evitar o acúmulo de umidade.


Minha câmera caiu no rio, o que eu faço? 

 Fonte: http://br-mac.org/2012/08/iphone-caiu-na-agua-veja-o-que-fazer.html

Compre uma nova! Mentira, não ligue a câmera a princípio, você pode queimá-la. 
Utiliza um secador de cabelo ou ventilador para secar o grosso da água. Depois coloque-a em um recipiente fechado com arroz. O arroz é excelente para remover umidade. (Não, ele não irá atrair um oriental para concertar a sua máquina!) Reze um pouco e ligue após 24 horas! Se não houve danos devido a queda, é provável que o funcionamento esteja intacto. Funciona com celulares e outros eletrônicos. 

E se a minha câmera caiu no vaso? 
Dê a descarga!

Bons ventos!

Leia também: Dicas de Fotografia Para Não Fotógrafos 1, 2 e 3

Um comentário:

  1. Com certeza! "Quilometragem" é o melhor aprendizado! Aliais, muito bom o seu blog!

    ResponderExcluir