segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quando Descartar Seu Equipamento de Escalada

"Longe de casa  há mais de uma semana, milhas e milhas distantes do meu amor..."
Como eu estou longe, esta semana os posts serão pocket! rs

Por mais que você ame seus equipamentos, que aquela fita gigante e pesada tenha sido a sua primeira fita, mais cedo ou mais tarde, infelizmente, você deve descartá-los. (Música do Love Story...Aquela das reportagens do Fantástico) 
“E quando eu devo aposentar meus equipos?” 

- Quando possuir tecido ou fibras utilizados diretamente na sua segurança, como na solteira ou nas costuras, descarte após 5 anos; ( No caso das costuras, não é necessário descartar os mosquetões;) 
- Quando houver partes plásticas, tecido ou fibras como nos capacetes, descartar após 10 anos; As ferragens após queda diretamente na rocha ou de grande altura; 
- Quando apresentarem grandes desgastes visíveis; (ex: sulcos nos mosquetões, caso a alma da corda apareça); No caso da corda, quando a alma estiver “amolecida” ou “quebrada” em algum ponto; 
- Quando superar o número de quedas ou cargas maiores que as previstas; (ex: cordas) 
- Quando a comunidade descobrir que este tipo de equipamento não é mais adequado ou apresenta algum problema para segurança; 

Você pode utilizar o seu equipamento para outros fins ou reciclá-lo. Faça enfeites, use para levar carga, só não o utilize mais como item de segurança. 
Ao descartá-los, destrua-os para evitar futuros usos. 
Se o seu equipamento não está em condições, não o venda, uma vida pode estar em suas mãos. 

Mas tio, em qual lixo eu devo descartar o meu equipamento? 

 Fonte: Catálogo Petzl


Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário