quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Preparação Pré-Escalada

Está acontecendo no CEL o Curso de Guia de Cordada. Entra as atividades do curso, foi feita uma oficina pré-guiada e esta foi aberta para quem quisesse participar.
A oficina foi presidida pelo nosso amigo Claudney Neves, culminando em um bate-papo entre os alunos e o pessoal que já guia. Gosto muito deste tipo de atividade, pois é uma boa hora para reciclar, rever conceitos, roubar macetes dos outros! rs Enfim, foi muito rica e com certeza acrescentou conhecimento a todo.




Tomei aqui a liberdade de publicar algumas anotações que fiz em cima do que foi falado lá. 

Alguns passos do guia antes de escalar:

Estratégia (em grego strateegia, em latim strategi): Após eleger a via, busque o máximo de informações sobre esta, seja em guias, com pessoas que já fizeram, fóruns, vídeos, etc. Conheça o máximo que puder sobre a via, sobre o caminho até a base, qual o equipamento necessário, etc. Você só irá totalmente no perrengue caso a via seja extrema ou pouco frequentada. Em caso de vias muito isoladas, vale a pena cogitar o reconhecimento prévio do caminho até a base. Leve o croqui da via em um tamanho visível, de preferência plastificado.

Avalie a Cordada - O seu parceiro/participante tem condições de fazer aquela via? Você, no papel de guia é responsável por esta avaliação. Ele tem condições de mandar o grau da via? Está preparado fisicamente e psicologicamente? Conhece as técnicas que serão utilizadas em caso de vias em artificial, por exemplo? (É um furão?)

Preparar o material - Depois de identificar o material de escalada necessário, (quantidade de costuras, se será necessário móveis, estribos, luvas, etc.) combinar com o(s) companheiro(os) de cordada quem leva o que, para evitar equipamentos de mais ou de menos. 
A arrumação da mochila é uma coisa bem pessoal, mas em geral preocupe-se em levar todo o necessário com o menor peso e volume possíveis. Por exemplo: você pode colocar o protetor e repelente em potes menores. E lembre-se de sempre levar anorak, lanterna e kit de primeiros socorros. Itens que também valem a pena: pilha extra, repelente, protetor solar (praticamente mandatório), papel higiênico e canivete. Acomode lanternas e câmeras de forma a evitar que estas liguem sozinhas dentro da mochila. 
Prepare também a comida e água suficiente para a via. (Hoje não vou falar do rack de equipamentos. O meu Kit Guia Feliz ainda está sofrendo modificações. Em futuro breve faço um post sobre ele. O mesmo vale para o kit de primeiros socorros).
Para finalizar, escolha a roupa e calçado ideal para o trajeto como um todo. Avalie condições climáticas, caminhada de aproximação, características da via e peso. Nada mais incomodo que aquela bota gigante na mochila enquanto você escala, por isso avalie se é necessário utilizá-la.

Durante a escalada:

- O guia "manda"! Ele diz o que quer e o segurança atende. Ex.: Retesa a corda. Libera. 
- Eleja os melhores métodos para você e utilize-os de forma a automatizá-los em sua mente. (Só não esqueça que sempre estão surgindo novas práticas na escalada, baseada em estudos e, infelizmente, em acidentes.)
- Sempre pratique a múltipla checagem.
- Combine a comunicação com o seu parceiro.
- Na dúvida sobre um comando, confirme-o primeiro. Só execute depois de ter certeza.
- Só desencorde se for realmente necessário.
- Na parada, cada um cuida da sua solteira. Só solte a do parceiro se ele solicitar.
- Não esqueça de avaliar enquanto escala a estratégia do rapel.


E para finalizar, é muito bom ver esta galera começando a guiar!
Bons ventos.

2 comentários:

  1. Muito bom seu artigo! Gente furona tem que ser banida mesmo e pagar várias multas...rssssssss

    ResponderExcluir